quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Uma bela lição de ...

como chegar feliz e produtiva aos 85 anos de idade! 

Neide Paoli Vieira 


Como é  bom rever velhas amigas depois de um longo período de afastamento. Aconteceu esta semana, quando, em uma reunião, avistei uma pessoa de cabelos brancos, risonha, bonita e nela reconheci minha amiga Neide Paoli Vieira, feliz da vida, em seus gloriosos 85 anos de idade! Levei um choque… Neide, 85 anos…. como é possível! a gente esquece que o tempo passa rápido e ela estava tão bem que eu quis saber o segredo de tanta vitalidade. Pedi que compartilhasse a fórmula com a gente.  Eis o texto de uma bela lição de vida. Obrigada, Neide

Minha amiga Ana Maria me pede um texto sobre o enfrentamento deste momento em que vivo o resto dos meus dias. Claro que boto a inteligência a serviço de minha felicidade pessoal. Já disse o compositor Braguinha: “a vida não tem bis”. E eu vivo em constante celebração a ela. Tudo é movimento. Procurar amigos, comunidades, gente com quem eu possa me expressar e dançar ao som de músicas maravilhosamente escolhidas. Isso eu realizo duas vezes por semana em meu querido grupo de biodanza da Escola Paulista de Biodanza, das mestres Marlise e Angelina. O que é Biodanza? É um sistema que favorece o desenvolvimento humano por meio de vivências integrativas, induzidas pela música. Saio de lá revigorada. Ouço músicas de Mozart a Cartola. Enfim, na Biodanza, a dança da vida, criada pelo chileno Rolando Toro, trabalhamos muito a afetividade. Procuro atividades a semana inteira. Faço exercícios para as minhas pernas e joelhos com o professor Cristiano Monteiro na esperança de usá-las para subir as escadas de castelos na próxima viagem que farei a Portugal. Leio diariamente a Folha e o Estadão e assino várias revistas, adoro ler à noite. Procuro não pensar, assim não me canso e tenho tempo para ouvir músicas e mais músicas. E, dessa forma, a vida vai me levando. Tenho fé, eu creio e peço a Deus para aumentá-la cada vez mais. É isso que posso oferecer a você, minha amiga, testemunha de uma determinada época da minha jornada. Termino com um texto de Cora Coralina, do qual gosto muito e se faz extremamente pertinente neste momento:

“Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. E digo prá você, não pense. Nunca diga estou envelhecendo ou estou ficando velha. Eu não digo. Eu não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso. Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. O bom é produzir sempre e não dormir de dia.Também não diga prá você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais. Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima. Eu não digo nunca que estou cansada. Nada de palavra negativa. Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros.

Então silêncio! Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não.

Você acha que eu sou?

Tenho consciência de ser autêntica.

Procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.

O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança.

Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.”

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Calendário de Maratonas da Formação Ciclo Básico 2014

INTERNATIONAL BIOCENTRIC FOUNDATION


 
ESCOLA PAULISTA DE BIODANZA


                   Sistema Rolando Toro

MES
DIAS
ATIVIDADE / TEMA / MARATONA
DIDATAS
JANEIRO
  17 a 19
25
26
MINOTAURO
UNIFESP – BIODANZA E SEXUALIDADE
DANÇANDO OS DESEJOS
M. LUIZA APPY            (MARLISE) e
 ANGELINA PEREIRA
FEVEREIRO
14
05 e 06

15 e 16
APRESENTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA (para interessados na formação)

MARATONA: ANTECEDENTES MÍTICOS E FILOSÓFICOS DE BIODANZA


MARLISE APPY
MARÇO
15 e 16
MARATONA: CRIATIVIDADE
SUSANA PASINATTO
ABRIL

06 a 13
12 e 13

CURSO DE FORMAÇÃO DE DIDATAS – RIO DE JANEIRO
MARATONA: CONTATO E CARÍCIA
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA E COMEMORAÇÃO ANIVERSÁRIO ROLANDO
MARLISE e ANGELINA
MARINA SILVEIRA

MAIO

28/04 A 21/05

24 e 25
   ANGELINA E MARLISE VIAJAM AO EXTERIOR ( Alemanha, Itália, Japão)
MARATONA: IDENTIDADE E INTEGRAÇÃO


NIUVENIS PAOLI
JUNHO
14 e 15

MARATONA: TRANSE E REGRESSÃO
( com vivência Bio aquática – A CONFIRMAR)
M ANGELINA PEREIRA
JULHO

Férias para formação
CONGRESSO EM PORTUGAL E OU 4 ANIMAIS a confirmar.

AGOSTO
23 e 24
MARTATONA: DEFINIÇÃO E MODELO TEÓRICO
MARLISE APPY
SETEMBRO

27 e 28
ENCONTRO NORDESTINO
MARATONA: INCONSCIENTE VITAL e PRINCÍPIO BIOCÊNTRICO

MARLISE APPY
OUTUBRO
18 e 19
MARATONA: VIVÊNCIA e ou
COLOQUIO INTER ESCOLAS – FLORIPA ( A combinar)
A confirmar
NOVEMBRO
22 e 23
MARATONA: SEXUALIDADE
A confirmar
DEZEMBRO
07 e 08
13 e 14
SARAU
REVISÃO PROCESSO EVOLUTIVO

MARLISE e ANGELINA

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Biodanza, mais uma coisa maravilhosa!


Parabéns Marlise e Angelina

Biodanza. Mais uma coisa maravilhosa 
que pouca gente conhece porque
quase não é divulgada. 
(E a professora tem 85 anos!)


Vou repetir mais uma vez: Quantas coisas boas existem, feitas por gente ótima, e quase ninguém conhece essas coisas, porque os meios de comunicação não gostam de divulgar coisas boas? Desta vez vou falar da Biodanza, já que fiz duas aulinhas há pouco tempo e continuei adorando, como quando participei de um réveillon na Pousada Arco-Iris e a Angelina deu varias aulas de Biodanza por lá. Aqui em São Paulo a Angelina dá aulas junto com dona Marlise, e o trabalho delas é maravilhoso. E sabem quantos anos a dona Marlise tem? 85 anos! Que beleza, hein, com essa idade e dando aulas de Biodanza!


E tudo isso é possível porque a dança é uma das formas mais antigas do homem se relacionar com as forças da natureza e com os Deuses da criação. Imagine um sistema de desenvolvimento pessoal, de resultados surpreendentes, que utiliza como instrumentos a música, o movimento e a emoção para trabalhar as suas potencialidades, buscando resgatar em cada um a sua própria dança, a própria maneira de viver a sua vida e de ser feliz. Tudo isso foi a base do trabalho de Rolando Toro, o criador da Biodanza.


Para fazer Biodanza não é necessário saber dançar, mas é preciso estar disposto a romper com os preconceitos. Frequentando as aulas, que geralmente são feitas uma vez por semana, com duração de 2 a 3 horas, engenheiros, arquitetos, psicólogos, assistentes sociais, médicos, nutricionistas, enfermeiros, economistas, tradutores, artistas, jornalistas, publicitários, físicos, químicos, empresários, donas de casa, pessoas que trabalham em informática, aposentados, educadores, universitários, crianças, jovens e pessoas da idade dourada, aderiram em todo país e no exterior a esta nova forma de Dançar a Vida. Comentam Angelina e Dona Marlise: "Através dos vários ritmos, as pessoas vão se soltando e descobrindo como estão vivendo a sua vida, e como podem, pouco a pouco, ir alterando seu estilo de viver, melhorando sua qualidade de vida e a qualidade de suas relações”.


Em ritmos que vão desde samba até músicas clássicas, devidamente estudadas para cada momento, cada pessoa encontra um jeito próprio de se expressar, descobrindo sentimentos, necessidades, desejos, e lentamente vai se descobrindo. Perguntei à dona Marlise, a qual disse que músicas 'modernas', como rock, axé, sertanejas, e outras bobagens, raramente são utilizadas na Biodanza.

A Biodanza leva as pessoas a se conhecerem, a se aceitarem como são, e ficarem mais desinibidas e felizes. Aos poucos a Biodanza vai ajudando-as a aumentarem sua autoestima, a eliminarem os medos provocados pela sociedade, como o medo de expressar-se, de colocar limites, de explicitar seus desejos, seus anseios, medo de confiar, de olhar nos olhos do outro, de tocar, de ser tocado, de se aproximar, etc.


No lugar dos medos surgem permissões. A pessoa é convidada no seu ritmo e do seu jeito a se mover, a se expressar, a se cuidar, a olhar os ritmos diferentes das pessoas e a aceitá-las em suas diferenças.
Praticando a Biodanza as pessoas vão resgatando um tempo para cuidarem de si mesmo, uma capacidade de contornar obstáculos na vida, espontaneidade, flexibilidade e transparência, e as pessoas com tendência à depressão, vão redescobrindo o prazer de viver.


A Biodanza convida as pessoas a ousar ser felizes com o simples e o óbvio da vida, resgatando a sensibilidade para do brilho dos olhos de outro ser humano, cuidando da sua própria vida, conectando-se com sua capacidade de pedir, de dar e receber ... Viver cada segundo da vida com toda a intensidade...


Existem trabalhos específicos e especializações em Biodanza: Biodanza na natureza, com argila, pintura, I Ching, 4 Elementos, Biodanza Aquática, Projeto Minotauro, Educação Biocêntrica, etc ...

Dona Marlise e Angelina

Dona Marlise era tradutora de livros de Jung quando fez a primeira aula de Biodanza com o Rolando Toro, é aí disse para si mesma: - Ah, achei o que estive procurando a vida inteira (isso foi em 1977, quando ela tinha 49 anos).
Angelina começou o curso de formação de instrutores em 1980, quando era Assistente Social; e começou a dar aulas em 1987. E até hoje ela procura juntar a Biodanza com o trabalho de assistência social.


E pasmem: as duas dão aulas em vários países da Europa, nos Estados Unidos e até no Japão! Que beleza, hein?


Com certeza vou fazer várias outras aulas de Biodanza com elas, para continuar em boa forma física, e evoluir emocional e espiritualmente, nos meus 71 aninhos. E digo para vocês que trabalho muito, muito, mas com enorme prazer porque o Jornalternativo me dá muitas oportunidades de conhecer muita gente maravilhosa e ótimas práticas corporais, terapias com plementares e práticas espirituais também maravilhosas, como a Biodanza.

SERVIÇO:
Para saber mais sobre a Biodanza, vocês podem acessar:

Ou ainda, telefonar para: (11) 3022-6144 ou (11) 9132.6864 (Claro).

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Maratona de Metodologia I

Olá queridos!

Aproxima-se o momento de nos encontrarmos para as metodologias, estamos muito felizes!

A primeira Maratona de Metodologia I será nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2014 (sábado e domingo), com início às 9h:30m, sendo ministrada por Marlise Appy e Angelina Pereira.

Confirmem presença! 

Abraços carinhosos,

Angelina e Marlise



Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro São Paulo – Escola Paulista de Biodanza
E-mail: biodanzasp@uol.com.br
Telefone: (5511) 3022-6144
Celular: (5511) 99132-6867  
www.escolabiodanzasp.blogspot.com.br

Calendário de Maratonas da Formação 2014


INTERNATIONAL BIOCENTRIC FOUNDATION

ESCOLA DE BIODANZA SISTEMA ROLANDO TORO DE SÃO PAULO


CALENDÁRIO DE MARATONAS DA FORMAÇÃO EM  2014
                                    ESCOLA PAULISTA DE BIODANZA

 
                
Sistema Rolando Toro
MES
DIAS
ATIVIDADE / TEMA / MARATONA
DIDATA
JANEIRO

Atividades já realizadas.

FEVEREIRO
08 E 09
15 e 16
METODOLOGIA I
Antecedentes  Miticos e Filosóficos com Marlise
ANGELINA E MARLISE
MARÇO
O8 e 09
METODOLOGIA VII
ANGELINA E MARLISE– A CONFIRMAR
ABRIL

O5 e 06
09 a 13



        26 e 27
METODOLOGIA II
CURSO DE FORMAÇÃO DE DIDATAS – RIO DE JANEIRO
COMEMORAÇÃO ANIVERSARIO ROLANDO – INTER GRUPOS E COM VARIOS FACILITADORES – a confirmar a viabilidade
ENCONTRO com alguns africanos em são Paulo – a confirmar
METODOLOGIA III
MARLISE e ANGELINA
IDEM



MARLISE  e ANGELINA
MAIO


ANGELINA E MARLISE VIAJAM AO EXTERIOR (por isso 2 maratonas em abril)

JUNHO
O7 e 08
METODOLIOGIA IV
MARLISE e ANGELINA
JULHO
          3 a 6
Final mês data a confirmar
Férias para formação
CONGRESSO EM PORTUGAL
4 ANIMAIS OU ELEMENTOS => A confirmar

AGOSTO
02 e 03
METODOLOGIA V
MARLISE e ANGELINA
SETEMBRO
04 a 07
13 e 14
ENCONTRO NORDESTINO
METODOLOGIA VI

MARLISE  e ANGELINA
OUTUBRO
18 e 19
MARATONA: -----------------------
Em estudo
NOVEMBRO
20 a 23

         22 e 23         
revendo
ENCONTRO DA REGIONAL SUL

MARATONA: -----------------

Em estudo
DEZEMBRO
07
13 e 14
SARAU
REVISÃO PROCESSO EVOLUTIVO

MARLISE e ANGELINA

Maria Luiza Appy e Maria Angelina Pereira
Diretora e Coordenadora da Escola.

Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro São Paulo – Escola Paulista de Biodanza
E-mail: biodanzasp@uol.com.br
Telefone: (5511) 3022-6144
Celular: (5511) 99132-6867